Comemorar as festas de fim de ano envolve gastos com confraternizações e presentes. Sem planejamento financeiro, não é difícil se perder nas contas e acabar extrapolando as previsões orçamentárias. Para não comprometer mais da sua renda do que desejava e nem prejudicar as finanças de início de ano, não há outra maneira a não ser planejar-se. Confira as dicas de alguns especialistas para começar 2017 com controle total sobre o seu bolso e pronto para conquistar objetivos.
1) Faça o planejamento financeiro
A primeira atitude que você deve tomar para assumir o controle sobre os seus gastos no fim de ano é fazer o planejamento financeiro do período. Para Rafael Pires, planejador financeiro CFP® e membro da Planejar, o ideal é que essa organização seja feita sempre. “No início de cada ano, é importante organizar as principais despesas que vão compor sua lista de gastos futuros, incluindo as datas que se repetem, como o Natal.”
Mas se você ainda não tem isso em mãos, não há problema, pode começar agora. Escolha uma planilha e enumere todas as receitas previstas para o período, incluindo os ganhos extras de fim de ano, se houver. Depois, acrescente as despesas previstas para o período. Para Eliza Lippe, professora do IBE-FGV e especialista em gestão financeira e contabilidade geral, nesse processo é fundamental incluir os gastos de início de ano, com IPTU, IPVA e rematrícula escolar, por exemplo. Confira aqui um modelo de planilha de orçamento.
2) Considere os seus planos para 2017
Esse é o momento também de traçar as suas metas para 2017 e planejar como irá realizá-las. “É importante pensar o que deseja realizar a médio e longo prazo”, defende Eliza. Considerando todos esses fatores, você poderá descobrir quanto do seu dinheiro já está comprometido e quanto poderá ser gasto com as festas de fim de ano.
3) Prepare uma lista de gastos com as festas
Coloque no papel todos os gastos extras esperados com as festas. Os custos de presentes, viagens que ainda não foram pagas e confraternizações, por exemplo, entram nessa lista. Como você já sabe o quanto poderá gastar, estipule um teto de valor para cada um dos itens. Se a sua previsão de gastos não couber confortavelmente no orçamento, decida onde poderão ser feitos cortes.
4) Tenha disciplina
Após planejar-se, é fundamental ter disciplina para seguir as metas – o que pode ser um desafio no período de festas. “O mais importante é seguir o plano traçado inicialmente, fugindo da impulsividade das compras”, defende Pires.
Para controlar as aquisições impensadas, Eliza orienta que você se faça algumas perguntas, como “eu realmente preciso disso”, “eu dependo desse objeto para algo”, “eu já tenho algum produto que cumpra essa função”, “eu realmente quero isso. “A tentação de comprarmos coisas que não precisamos nesse período é altíssima, por isso, é importante fazer esses questionamentos”, defende. Lembre-se também de que as lojas preparam os vendedores para utilizar diversas táticas de venda, o que aumenta a importância da reflexão.
5) Faça boas compras
Quem deseja fazer boas compras deve começar sempre com uma boa pesquisa de preços. Verifique os valores e as condições de pagamento oferecidas por diversas lojas. Utilizar sites de comparação e que analisam a reputação das lojas poderá ajudá-lo.
Para não começar o ano com o orçamento sobrecarregado por despesas, outra boa dica é priorizar o pagamento a vista. Eliza atenta para o fato de que é sempre importante negociar e buscar descontos nas compras. Já os pagamentos a prazo podem ser interessantes em situações em que não há juros e nem desconto à vista. Da mesma forma, é sempre importante ter certeza de que as parcelas caberão no bolso.