Assine nossa Newsletter
No Result
View All Result
  • Saúde
  • Espaço do Médico
  • Inovação e Tecnologia
  • Gestão e Finanças
  • Cooperativismo
  • Notícias
  • + Conteúdos
    • Covid-19
    • Inova + Saúde
    • Colunistas
    • Eventos
    • E-books
    • Relatório de Sustentabilidade
  • Saúde
  • Espaço do Médico
  • Inovação e Tecnologia
  • Gestão e Finanças
  • Cooperativismo
  • Notícias
  • + Conteúdos
    • Covid-19
    • Inova + Saúde
    • Colunistas
    • Eventos
    • E-books
    • Relatório de Sustentabilidade
No Result
View All Result
Seguros Unimed
No Result
View All Result
Home Cooperativismo

4 pilares da comunicação em cooperativas

Equipe Conexão by Equipe Conexão
19 de outubro de 2017
0
4 pilares da comunicação em cooperativas
Share on FacebookShare on Twitter
Tempo de leitura: 2 minutos(Last Updated On: 4 de dezembro de 2018)

A comunicação de uma cooperativa é um desafio constante. Isso porque, além de falar sobre seus produtos e serviços, é importante difundir valores próprios do cooperativismo, como o desenvolvimento local e sustentável.

O CONEXÃO conversou com os responsáveis pela comunicação de cooperativas brasileiras. Veja o que eles apontaram como essencial para desenvolver estratégias de comunicação efetivas e alinhadas ao propósito do cooperativismo.

Plano de ação casado

Toda cooperativa necessita de um bom planejamento de comunicação para se relacionar com clientes, fornecedores, parceiros e cooperados. Porém, no caso de cooperativas unidas sob uma mesma marca, o plano precisa também levar em conta uma visão macro, alinhada com as diretrizes nacionais.

“Temos como objetivo estar alinhados às diretrizes da marca, fazendo campanhas que passem mensagens boas e criativas que engajem o público-alvo. Na Unimed, a Central da Marca nos norteia para uma comunicação alinhada e forte”, explica Telmo Ponsi, líder de marketing da Unimed Itapetininga (SP) .

Liberdade para agir localmente

Mesmo alinhada às diretrizes nacionais, é crucial que cada cooperativa tenha autonomia para trabalhar diferentes públicos, estratégias e conceitos em suas campanhas – afinal, a identidade da instituição está intrinsecamente ligada aos seus públicos próximos e também à comunidade.

No Sicredi, a comunicação é feita em três níveis: local (cooperativa), regional (centrais) e sistêmico (nacional). “A boa gestão de comunicação e marketing traz benefícios diretos, como maior engajamento dos públicos de interesse com a marca, contribuindo para a geração de negócios e para a sustentabilidade em longo prazo. A comunicação tem papel fundamental no objetivo de transmitir com clareza os valores e o propósito da instituição, assim como contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos”, destaca Ana Paula Cossermelli, superintendente de Comunicação e Marketing do Sicredi

Pensando no público interno

Na difusão do cooperativismo, o público interno é um dos mais importantes: é  ele quem levanta a bandeira da instituição e faz com que os valores cooperativistas estejam presentes no dia a dia das atividades. Por isso, a comunicação com o colaborador é também estratégica.

Um exemplo nessa direção é a iniciativa da Central Nacional das Unimeds (CNU), para fortalecer o relacionamento internamente, a instituição transformou a sua intranet em uma espécie de “Facebook corporativo”. Agora as notícias são postadas no espaço, e todos os 1.500 colaboradores conseguem compartilhar, curtir e comentar os posts.

“A antiga intranet ficava parada, quase ninguém se interessava. Com essa mudança conseguimos inserir um ambiente de mídias sociais, então todos escrevem, curtem e interagem com as postagens”, explica a coordenadora de comunicação da CNU, Larissa Errerias.

Colaboração entre cooperativas

Pouco adianta existir uma comunicação alinhada nacionalmente se as cooperativas não interagirem umas com as outras. A troca de experiências pode ser feita com eventos, treinamentos e outros modelos de parceria que possibilitem a troca de ideias.

“É importante que haja a troca de experiências entre as cooperativas porque cada uma possui criações próprias. Esse fator contribui para deixar a comunicação mais padronizada, mesmo que em diferentes tipos de comunicação e para públicos nem sempre iguais”, explica Errerias.

Posts relacionados
Entenda porque o crédito de cooperativas é mais vantajoso em relação aos bancos

Diante do cenário de crise econômica, o mercado vem praticando taxas de juros cada vez mais altas em função do Leia mais

ONU destaca papel das cooperativas no desenvolvimento sustentável

"Os governos de vários países reconhecem o valor das cooperativas. Não podemos ser tímidos nem nos esconder. Precisamos agir de Leia mais

Tags: comunicaçãocomunicação internacooperativaendomarketingintranetmarketing
Equipe Conexão

Equipe Conexão

A equipe do Conexão é formada pelos colaboradores do Marketing da Seguros Unimed em cooperação junto com a área de Comunicação e os parceiros Finanças Femininas e GPES(Centro de Especialidades em Comunicação e Marketing em Saúde).

Related Posts

Hospital Unimed Bauru ultrapassa mil cirurgias robóticas

Programa da Unimed Vale do São Francisco elimina riscos em hospitais

28 de setembro de 2023
1.5k
Hospital Unimed Bauru ultrapassa mil cirurgias robóticas

Unimed Paraná lança curso gratuito em parceria com Hospital Albert Einstein 

27 de setembro de 2023
1.5k
Suerj: Seguros Unimed fecha parcerias com Singulares do Rio de Janeiro

Suerj: Seguros Unimed fecha parcerias com Singulares do Rio de Janeiro

25 de setembro de 2023
1.5k
Hospital Unimed Piracicaba realiza procedimento cardiológico inédito

Laboratório Unimed Uberaba oferece novo conceito em tecnologia, cuidado e agilidade

21 de setembro de 2023
1.6k
Next Post
Fadiga por compaixão: o que é e como tratá-la

Fadiga por compaixão: o que é e como tratá-la

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

imagem ampliada de pessoa coçando o pulso em um fundo cinza com moldura vermelha

O que é Dermatite Crônica: como cuidar da doença inflamatória

by Time Conexão
17 de fevereiro de 2021
0
65.9k

O surgimento de novas terapias para o tratamento de dermatite crônica pode trazer mais qualidade de vida e conforto para...

American Heart Association publica novo protocolo de ressuscitação

American Heart Association publica novo protocolo de ressuscitação

by Time Conexão
5 de janeiro de 2021
0
79.6k

Cerca de 350 mil norte-americanos apresentaram parada cardíaca respiratória (PCR) não traumática extra-hospitalar (PCREH) e foram atendidos pelos serviços médicos...

homem com máscara em frente a fundo vermelho e cinza

Principais causas de morte no Brasil: o que revelam os dados

by Charles
18 de agosto de 2021
0
35.6k

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardíacas são a principal causa de mortes nos últimos 20...

Plantões noturnos: alertas e precauções antes, durante e após

Plantões noturnos: alertas e precauções antes, durante e após

by Equipe Conexão
10 de maio de 2018
0
12k

Adaptar as necessidades do sono à rotina dos plantões é uma das batalhas diárias dos profissionais da saúde. Como conseguir...


(Last Updated On: 20 de outubro de 2022)

Ajuda

  • Perguntas Frequentes
  • informações Regulatórias

Mais informações

  • Política de Privacidade
  • Política de Qualidade

Aplicativos

  • Super App
  • Playlist Gravidez

Canais de Atendimento

  • Ouvidoria: 0800 001 2565
  • SAC: 0800 016 6633 opção 6
  • Formulário Fale Conosco
  • Formulário de Ouvidoria

Unimed Seguradora S.A. 92.863.505/0001-06 Copyright @ 2001-2021

No Result
View All Result
  • Home
  • Saúde
  • Espaço do Médico
  • Inovação e Tecnologia
  • Gestão e Finanças
  • Cooperativismo
  • Notícias
  • + Contéudos
    • Covid-19
    • Inova + Saúde
    • Colunistas
    • Eventos
    • E-books
    • Relatório de Sustentabilidade

© 2018 Seguros unimed

Só mais um minutinho

Selecione seus temas preferidos:






 

Receba as novidades diretamente em seu e-mail

Seguros Unimed